HomeProdutosInstitucionalServiçosVídeos TécnicosCatálogosPortarias e DicasTrabalhe ConoscoContato
PromoçõesNotícias e EventosClassificadosClientesRádio Só PostoTV Só Posto Busca:

 
Home \ Notícias
Notícias
 
Dicas para cuidar do seu carro no verão

Se dentro de um carro os efeitos do calorão já incomodam, imagine o impacto da exposição contínua ao sol forte do lado de fora. A poucos dias da chegada oficial do Verão, no dia 21, é fundamental tomar alguns cuidados especiais com a caranga para esta estação.

“O automóvel é um equipamento e exige certos tratamentos que são simples, mas essenciais. Nessa época do ano, o calor excessivo pode ser um grande vilão e preservar o veículo é uma saída para evitar surpresas indesejáveis”.

Confira abaixo algumas dicas do para proteger seu carro dos danos causados pelas altas temperaturas:

 

Exposição prolongada ao sol danifica lataria


O principal cuidado no verão diz respeito à limpeza do automóvel. Jamais lave o carro durante um dia quente, diretamente sob o sol, pois os raios prejudicam a pintura. O primeiro passo, ainda antes de começar a lavagem, é certificar-se de que a carroceria e o motor estejam frios, para evitar choques térmicos. Esse cuidado também evitará que o sabão seque e deixe manchas na lataria.

Além disso, os produtos para a higiene do veículo devem ser específicos para esse tipo de lavagem. Francisco recomenda o uso de ceras para polimento que atuam como uma película protetora, mas alerta para que sejam comprados em casas especializadas.

Produtos de má qualidade também podem danificar a pintura.
Sempre que possível, estacione o veículo em local coberto. Se não encontrar, ou o preço da garagem estiver salgado, busque a sombra de uma árvore. Mas não se esqueça de limpar os resíduos que caírem sobre o teto do carro assim que sair com ele novamente.

Evite rachaduras nas borrachas de vedação


O sol forte também pode ressecar as borrachas de guarnição, ocasionando rachaduras que comprometem a estética do veículo e podem, inclusive, afetar o padrão de vedação dos vidros. Para esse problema não tem outro jeito: a saída é caçar uma vaga com sombra para estacionar o veículo.

A maresia e a areia também são grandes vilãs. Por isso, quem costuma ir à praia precisa lavar o carro com mais freqüência. Tenha atenção especial com as palhetas do limpador de pára-brisa. Se estiverem corroídas, podem prejudicar a visibilidade em dias de chuva. Aditivos especiais para o fluido dos lavadores aumentam a vida útil das palhetas.

Atenção para os líquidos não secarem


Checar os líquidos do veículo é importante o ano todo, mas no verão a atenção deve ser redobrada. Observar o nível de água e aditivo do radiador é a regra número um. Fique de olho também nos níveis do fluido do freio, da direção hidráulica, do sistema de arrefecimento do motor, dos lavadores do pára-brisa e do vidro traseiro, do óleo do motor e do câmbio.

Tanto para a rodagem na cidade quanto na estrada, é aconselhável ter o sistema de resfriamento em dia, para evitar superaquecimento, um problema muito recorrente em dias mais quentes. Vazamentos ou acúmulo de sujeira podem sobrecarregar o sistema.

Acerte no uso do ar-condicionado


Refrescar o veículo é ótimo, mas é preciso saber o melhor momento de usar o ar-condicionado. Para curtas distâncias na cidade, não vale a pena. Na estrada, porém, deixar a janela aberta gasta mais combustível, pela pressão aerodinâmica do vento.

Se o carro ficou sob o sol forte, o ideal é andar três minutos com a janela aberta antes de ligar o equipamento. Assim, o ar frio toma o lugar do quente. Não se esqueça de revisar a limpeza do sistema, em especial se o ar ficou desligado por muito tempo.

Proteja o estofamento


O estofamento é a parte que demonstra mais rapidamente os efeitos da exposição ao sol, como descoloração e manchas. Para evitar esses danos, uma boa alternativa é proteger os bancos com capas. Para as áreas plásticas, a dica é utilizar uma proteção sanfonada no painel.

   

Recalibre os pneus


O atrito da borracha contra o solo é mais intenso em dias quentes. Por isso, deve-se observar o desgaste dos pneus e manter a calibragem recomendada. Encha os pneus quando frios. O calor aumenta a pressão e dificulta o processo.

 

Fonte: revistapensecarros.com.br

             valeautopecas.wordpress.com

 

 

 
 
Mapa do SiteCoompostoLinks ÚteisComunidadesLogin
Área Restrita
Cadastre-se!
conheça as vantagens
GEDGON
Copyrigth - Só Posto 2011